terça-feira, 25 de março de 2014

ANUNCIAÇÃO DE NOSSA SENHORA



 ANUNCIAÇÃO   DE  NOSSA SENHORA  
 

     Festa, 25 de março
 
  O Evangelista São Lucas quem nos narra o mais importante acontecimento  para a história da humanidade, a encarnação do Filho de Deus.
  “Inclinando-se respeitosamente diante da Santíssima Virgem, o Arcanjo São Gabriel disse-lhe: Ave Cheia de Graça, o Senhor é contigo (Luc.1,28). Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus; eis que conceberás e darás a luz um Filho, a Quem porás o nome de Jesus”.
    Então, pela ação do Espírito Santo Maria começa a gestar  Jesus em seu ventre, o Filho de Deus se faz homem no meio de nós. O mesmo Espírito Santo une a esse corpo uma alma humana e outra divina, portanto, na pessoa do Senhor Jesus Cristo se unem as naturezas divina e humana, isto é, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem.
    Este fato, fez de Maria o primeiro sacrário da Eucaristia e por isso Ela recebeu dos cristãos o título de Nossa Senhora da Anunciação.
    A visita do Anjo à Virgem Maria diz Bento XVI, “marca o início de um novo tempo para o povo de Deus”.
    A Virgem Maria ao dizer SIM à vontade de Deus em sua vida Ela também aceita os sofrimentos, os sacrifícios que hão de vir. Por isso os devotos de Nossa Senhora da Anunciação pedem a sua intercessão junto a Cristo, nas suas aflições.
     Ela é modelo perfeito de obediência pela fé, é chamada verdadeiramente de Mater Dei, em latim, ou Theotokos, em grego, conforme definiu solenemente o Concílio de Éfeso, no ano de 431.
      Que Nossa Senhora da Anunciação interceda por nós e nos conceda a graça de seguirmos os caminhos de Jesus, Senhor e Salvador de nossas vidas.
      Nossa Senhora da Anunciação rogai por nós.
 

 
        ORAÇÃO DE NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO.
 
         Todas as gerações, vos proclamem bem-aventurada, ó Maria.
         Crestes na mensagem divina e em vós se cumpriram grandes coisas, como vos fora anunciado. Maria eu vos louvo! Crestes na encarnação do Filho de Deus no vosso seio virginal e vos tornastes Mãe de Deus.
         Que possamos comunicar com a nossa vida a mensagem de Jesus que é o Caminho, a Verdade e a Vida da humanidade.
NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO ROGAI POR NÓS.
 
 
 
 
 NOVENA EM HONRA DA SANTA GRAVIDEZ DE NOSSA                                            SENHORA
 
(Para ser rezada durante 9 meses, todo dia 25, de 25 de março até 25 de dezembro; ou em qualquer época por 9 dias consecutivos)
 
-    Pelo sinal de santa cruz, livra-nos Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém.
 
-   Oração ao Espírito Santo.
 
-  Rezar nove (9) ave-maria em honra de cada um dos nove (9) meses em que Jesus esteve no ventre de Nossa Senhora , acompanhadas das seguintes jaculatórias:  “Bendita seja a Santa Gravidez e a Imaculada Conceição da bem aventurada sempre Virgem Maria, mãe de Deus e nossa mãe”.
 
-   Oração:    “Abençoe, Senhor, nossa vida conforme a sua vontade. Abençoe os nossos familiares, abençoe aqueles que nos maldizem, abençoe aqueles que nos tem ofendido, abençoe os que amam sua casa, pois tudo se faz por Sua Vontade e não por vontade do ser humano. O Senhor nos conceda a graça do arrependimento, para não mais pecarmos e não desprezarmos o seu humano, mas para dizermos: Deus nos deu a reconciliação e nos revestiu do Corpo de Cristo. Amém!
 
 
O ANJO DO SENHOR:
Costuma-se recitar às 6,00 hs. – meio-dia  -  18,00hs.)
 
O Anjo do Senhor anunciou a Maria.
E Ela concebeu do Espírito Santo.  Ave Maria, cheia de graça....
 
Eis aqui a serva do Senhor.
Faça-se em mim segundo a vossa Palavra.   Ave Maria, cheia de graça...
 
O Verbo se fez carne.
E habitou entre nós.  Ave Maria cheia de graça...
 
Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
 
Oremos:  Infundi, Senhor , como vos pedimos, a vossa graça em nossas almas, para que nós, que pela anunciação do anjo viemos ao conhecimento da encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, por sua paixão e morte sejamos conduzidos à glória da ressurreição. Pelo mesmo Cristo, Senhor nosso. Amém.
 
 

quarta-feira, 12 de março de 2014

QUARESMA


Neste período são sugeridos momentos de reflexão, preparação, reconciliação, renovação e conversão. Podem ser quarenta dias ou quarenta anos, esse é o tempo mencionado em alguns trechos da Bíblia Sagrada onde se aguarda algo novo ou que um fato importante aconteça.
Citações bíblicas que definem o que é QUARESMA:

*Dilúvio - (Gênesis  8,6) No fim de quarenta dias, Noé abriu a claraboia que tinha feito na arca,

* O povo de Deus no deserto - (Deuteronômio 2,7) Porque Javé seu Deus abençoou você em todo o trabalho de sua mão. Ele acompanhou você na caminhada por esse grande deserto. Durante quarenta anos Javé seu Deus esteve com você, e a você nada faltou.

*Moisés no monte Sinai - (Deuteronômio 9,9)  Quando eu subi à montanha para receber as tábuas de pedra, as tábuas da aliança que Javé fez com vocês, eu fiquei na montanha durante quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água.

*Elias andando até monte Horeb - (1 Reis 19,8) Elias se levantou, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até o Horeb, a montanha de Deus.

*Jonas em Ninive - (Jonas 3,4) Jonas entrou na cidade e começou a percorrê-la, caminhando um dia inteiro. Ele dizia: "Dentro de quarenta dias, Ninive será destruída!”.

*Jesus, conduzido pelo Espirito Santo através do deserto - (Lucas 4,2) Aí ele foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada nesses dias e, depois disso, sentiu fome.

O TEMPO de QUARESMA começa a partir da quarta-feira de cinzas e findado com as celebrações da quinta-feira santa. A QUARESMA antecede a Páscoa da Ressurreição de Cristo, nesses 40 dias avaliamos nossos atos e conceitos sobre nossa própria vida, a vida em família e a vida em comunidade, objetivando encontrar novas soluções e uma transformação interior, que possa nos aproximar mais de Deus.
Em todo o tempo Deus aguarda a nossa conversão, mas especialmente na QUARESMA, a Igreja convida os cristãos ao arrependimento de seus pecados e uma reconciliação sincera com o propósito de uma nova vida. Na certeza da misericórdia de Deus, vamos buscar o sacramento da reconciliação, jejuar, intensificar nossas orações, melhorar nossas atitudes, viver este período em comunhão perfeita, enquanto aguardamos a RESSURREIÇÃO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. Amém!