sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Anunciação do Senhor

A festa da Anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem Maria é comemorada desde o século V, no Oriente e a partir do século VI no Ocidente.
São Gabriel Arcanjo visita uma jovem e lhe avisa que Ela é a escolhida para conceber o Filho de Deus, o qual será chamado JESUS filho do Altíssimo.   A Virgem Maria aceitou sua missão, mas, antes perguntou como seria possível, se não conhecia homem algum. O Anjo Gabriel lhe explicou: o Espírito Santo a fecundaria pela graça do Criador. Com total confiança nas promessas que Deus havia feito a seu povo, com toda simplicidade ela diz: “eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa vontade”.
O Criador dependeu do consentimento da criatura humana para a realização de seu mistério de Redenção para toda humanidade. Maria aceita com coragem, fé e destemor a dignidade e a honra da maternidade divina, mas ao mesmo tempo também os sofrimentos  e os sacrifícios que a ela estavam  ligados. Por isto os devotos de Nossa Senhora da Anunciação pedem sua proteção e intercessão junto a Deus, nas suas aflições e angustias. Por sua disposição Maria se tornou a mais perfeita das criaturas humanas, fonte dos maiores méritos e das melhores graças.
Maria entrou poderosamente em comunhão com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no momento do fiat (sim de Maria). Motivo pelo qual é invocada intercessora como Nossa Senhora da Anunciação.
Esta devoção chegou ao Brasil quando Pedro Alvarez Cabral em sua viagem rumo a Cabo Verde, trouxe a imagem de Nossa Senhora da Anunciação. Nesta frota, havia 17 religiosos, sob o comando de Frei Henrique Soares de Coimbra, havia oito capelães, sete frades franciscanos e um vigário. Ouvia-se quase sempre uma reza a bordo dessas naus e caravelas. Toda a noite tinha procissão, indo do altar na proa ao altar na popa, e de volta a proa. Um dia Cabral estava com fortes dores de cabeça e recorre a Santa para o alívio de suas dores. As caravelas portuguesas navegavam sobre as bênçãos do Papa Alexandre VI.
A Igreja e os santos guiados pelo Espírito de Deus jamais separam Jesus Cristo de Maria, porque através de seu SIM, Deus visita seu povo, A VINDA DO SALVADOR! JESUS REI E SENHOR DE NOSSAS VIDAS! Luc.1,68, revelhando-lhes sua Vontade de Pai, que é dar aos filhos não uma vida qualquer, mas vida em abundancia. JESUS, portanto realiza a vontade do PAI, nos curando de toda enfermidade do corpo e da alma, nos dando alegria, sabedoria e todos os dons para que possamos com passos firmes seguir o caminho que nos leva a verdadeira felicidade, aquela de filhos amados de um Deus todo poderoso, amoroso e misericordioso. O preço de toda esta maravilha foi muito alto, pois Jesus teve que derramar todo seu sangue, e, por causa de sua fidelidade ao Pai, deu a Ele todo o poder para nos salvar, libertar e curar, para realizar o impossível em nossas vidas, basta, a exemplo de Maria e Jesus, sermos fiéis e perseverantes no AMOR DE DEUS.
Sigamos os passos de Maria, que incansavelmente, acompanhou Jesus, de Belém até o Calvário, até o Sepulcro. Caso contrário aprenderemos o que os outros ensinam, saberemos falar, saberemos até indicar aos outros o caminho, mas nós mesmos não trilharemos o CAMINHO….Não sejamos os que somente ensinam aos outros: sejamos o primeiro a percorrê-lo e depois digamos aos outros:  “Vinde segui-me”    Maria, leva-nos a conhecer Jesus de acordo com o tempo, a situação e as ocupações.
Palavras do Santo Padre o  Papa  JOÃO PAULO II:        “De fato, a Mãe não espera os filhos só em sua própria casa, mas segue-os por toda parte onde estabeleçam residência. Onde quer que vivam, onde quer que trabalhem, onde quer que formem as suas famílias, onde estejam presos a um leito de dor e até em qualquer caminho errado em que se encontrem, lá onde estejam esquecidos de Deus e carregados de culpas. Lá, em  toda parte…”
Antigamente, três vezes ao dia, soavam todos os sinos nas Catedrais, nas Paróquias, nas Capelas, nos Conventos e nos Seminários. Era a chamada para a Oração, todos recolhidos recitavam a oração do Angelus.
Cultivemos está devoção, pois Maria e o Espírito são os artífices indispensáveis de Jesus, são portanto, os imprescindíveis Santificadores de almas.
A Comunidade FRATER KERIGMA tem a missão de evangelizar sob a proteção de NOSSA SENHORA DA ANUNCIAÇÃO. Não podemos ficar insensíveis a este momento vital para toda a humanidade, e nem deixar esquecido e ou desconhecido tal acontecimento.
Este manual quer ajudar-nos a caminhar com Maria e agradecer por ela ter gerado em seu ventre a semente da vida que, desabrochando tornou-se vida plena para todos, Jesus, Rei e Senhor de nossa Vida.
Benditos sejam os lugares onde acontecerem tal devoção!
Que Deus nos abençoe!

2 comentários:

  1. Amém, só podemos dizer que amamos Jesus, se amamos também a árvore de onde ele nasceu.
    Nossa Senhora da Anunciação rogai por nós

    ResponderExcluir